O sentido de participação nas escolas públicas estaduais do município de Assu/RN: possibilidade de construção democrática

AUTORIA: Maria da Conceição Fonseca; Arilene Maria Soares de Medeiros

RESUMO: Este trabalho compreende parte de uma pesquisa de dissertação e objetiva analisar o sentido atribuído pelos gestores escolares quanto à participação dos sujeitos nas escolas públicas estaduais do município de Assú/RN. O problema deriva da seguinte questão: Qual o sentido de participação para os gestores escolares em tempos de gerencialismo? A abordagem da investigação é qualitativa, tendo como procedimento de construção de dados a pesquisa bibliográfica e o diário de pesquisa (BARBOSA, 2010). Como fundamentação teórica, amparamo-nos em Arendt (2011), Lima (2007), Frateschi (2007) e Barbosa (2010), dentre outros autores. A participação evita a tomada de decisões unilaterais e constitui exercício de liberdade política e desenvolvimento de uma cultura democrática.

REAe – Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 8, jul./dez. 2019.
Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6414. Acesso em: 12 abr. 2021.