A percepção ambiental docente em uma escola pública do município de Upanema-RN
AUTORIA: Julimar Pereira de França; Jacimara Vieira Albuquerque; Melissa Rafaela Costa Pimenta; Ramiro Gustavo Valera Camacho.
RESUMO: Nos últimos séculos, especialmente após a Revolução Industrial, a relação homem natureza tem causado prejuízos aos ecossistemas planetários. Essa questão ambiental exige mudanças nos valores e no modo de vida produtiva da civilização humana atual. No entanto, a construção de uma mentalidade planetária ecológica poderá ocorrer mediante a implantação de uma educação ambiental, que dissemine novos valores e contribua para superação das percepções ambientais destrutivas que predominam entre os atores sociais no mundo contemporâneo. Por isso, o objetivo do presente artigo é identificar e analisar as percepções ambientais dos docentes de uma escola pública de ensino fundamental do município de Upanema-RN. Para isso, foi aplicado um questionário com quatro docentes desse estabelecimento de ensino, sendo analisadas as respostas com base nos referenciais teórico-metodológicos da educação ambiental crítica. Diante disso, identificamos que entre os docentes predominam conceitos e valores sobre a temática ambiental que está voltada para uma concepção de meio ambiente bastante reducionista e disciplinar. Essa limitação resulta na realização de práticas de educação ambiental de correntes conservadoras, que dissimulam as relações de dominação homem e natureza, e contribuem para perpetuação da sociedade de consumo e sua lógica destrutiva, que conduz a humanidade a uma grave catástrofe civilizatória desde o uso indevido dos recursos naturais, a forma de produção e os resíduos gerados.
Revista Geotemas, v. 10, n. 2, 2020.
Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/GEOTemas/article/view/2417. Acesso em: 06 mar. 2021.