Análise ergonômica do trabalho: utilização dos métodos OWAS e RULA em uma indústria do ramo alimentício na cidade de Mossoró-RN

AUTORIA: Paulo Ricardo Fernandes de Lima

RESUMO: O presente estudo tem o objetivo de realizar uma análise ergonômica do trabalho em uma indústria do ramo alimentício localizada na cidade de Mossoró-RN. Devido às condições encontradas, optou-se pela utilização dos métodos OWAS e RULA. A pesquisa classifica-se como aplicada, descritiva e quantitativa, com realização de um estudo de caso. Escolheu-se duas atividades para a análise: Posto de trabalho I – Embalagem; Posto de trabalho II – Carregamento/Paletização. Através de observações, registros e relatórios diários, coletou-se informações do local e dos colaboradores. Utilizando-se o software Ergolândia, versão 6.0, compilou-se os dados e verificou-se risco 2 e 3 de criticidade para os postos I e II, respectivamente. Isto sugere a necessidade de mudanças a médio prazo sob pena de problemas maiores em um futuro próximo. Assim, houve a elaboração e implantação de um plano de ações interventoras no ambiente estudado. Ao fim das modificações propostas, verificou-se, por meio de uma nova análise ergonômica de trabalho, melhores condições laborais. Além disso, entrevista com funcionários comprovou a percepção dos benefícios reais alcançados com as alterações aplicadas.

Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 14, ed. 5, 2019.
Disponível em: https://search.proquest.com/openview/784676743fbca769553d13900761c2bb/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2034372. Acesso em: 11 abr. 2021.