Armazenamento de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de um município do Rio Grande do Norte, Brasil
AUTORIA: George Sillas Silva Gomes; Almária Mariz Batista
RESUMO: Medicamentos representam a perspectiva de resolutividade de grande parte agravos de saúde. A preservação da sua qualidade deve ser garantida desde a fabricação até a dispensação ao paciente. Nesse sentido, o presente estudo analisou o processo de armazenamento de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico do município de Currais Novos, RN, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo-exploratório, desenvolvido no mês de maio de 2018. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de roteiro de inspeção, elaborado com base nas Boas Práticas para Estocagem de Medicamentos e nos requisitos de armazenamento preconizados pela RDC nº 44/09, da Anvisa. Dos 16 itens avaliados, 44% apresentaram não conformidade. Itens como inexistência de procedimentos operacionais padrão, iluminação e instalações elétricas inadequadas e monitoramento de temperatura e umidade compuseram os itens em não conformidade. O sistema de armazenamento da Central de Abastecimento Farmacêutico do município de Currais Novos, RN, única responsável pelo armazenamento e pela dispensação de medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica para a população de todos os bairros, necessita ser otimizado em diversos pontos, visando ao fortalecimento do ciclo da assistência farmacêutica. O farmacêutico se apresenta como profissional fundamental para liderar esse processo, para uma dispensação mais efetiva e segura para o paciente que necessita do acesso ao medicamento.
Infarma: Ciências Farmacêuticas, v. 31, n. 4, 2019.
Disponível em: http://www.revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=2492. Acesso em: 11 abr. 2021.