Impactos ambientais dentro da Microbacia do Rio Jacu: um estudo de caso da área em torno do Rio Principal – Jacu, no município de Goianinha-RN
AUTORIA: Nadeline Hevelyn Lima Araújo; Ivaniza Sales Batista; Maria Luiza Terto; Raquel Silva Anjos
RESUMO: Nas últimas décadas a necessidade de proteção das águas contra diversas formas de poluição e de uso inadequado está presente nas discussões ambientais. A nossa pesquisa enviesa pela temática de bacia hidrográfica, com a delimitação do tema em impactos ambientais e tendo como área de estudo um recorte espacial dentro do município de Goianinha-RN, no entorno do Rio Jacu, objetivando compreender os impactos ambientais que ocorrem na área; os usos e importância desta bacia para o município; as atividades econômicas ou ações humanas que mais têm afetado a área do rio; os principais tipos de poluentes jogados no rio; entender desde quando esses poluentes vêm sendo jogados; compreender os processos erosivos e do desmatamento da mata ciliar e entender quais as consequências destes impactos no referido município. Partimos da hipótese de que existe contaminação dentro da microbacia do Rio Jacu, proveniente de resíduos agroindustriais, criação de gado, etc, por meio de três conceitos: recursos hídricos; bacia hidrográfica e impactos ambientais, através de três níveis de pesquisa: pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo os dados de natureza quantitativa e qualitativa, onde primeiro são coletados os dados e após tratamento, classificados.
Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 21 n. 2, 2019. Dossiê Estudos da Geografia Física do Nordeste brasileiro.
Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/597. Acesso em: 12 abr. 2021.