Levantamento da estrutura do solo em função da colheita mecanizada em diferentes estádios da cana-de-açúcar em áreas de produção no município de Pureza-RN
AUTORIA: Ronalt Augusto Fernandes Lucena; Andréa Celina Ferreira Demartelaere; Hailson Alves Ferreira Preston; Welka Preston; Selma dos Santos Feitosa; Adriana dos Santos Ferreira; Hilderlande Florêncio da Silva; Jefferson Jackson Muniz dos Santos.
RESUMO: A mecanização da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) tem crescido nos últimos anos, atualmente, 40 % da área colhida utiliza o processo mecanizado, com ou sem a queima prévia do canavial para a limpeza do canavial. A mecanização é utilizada principalmente em áreas com topografia adequada e com problemas relacionados à disponibilidade de mão-de-obra. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi fazer o levantamento da estrutura do solo em função da colheita mecanizada na cultura da cana-de-açúcar em áreas produtoras no município de Pureza-RN. O experimento foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2018, em área de cultivo comercial de cana-de-açúcar, em uma área de 50 ha, na fazenda Extrema no município de Pureza-RN. A resistência do solo foi avaliada através do levantamento a dureza do solo, com ajuda do penetrômetro de impacto nas camadas (0-5; 5-10 e 10-15 cm), de forma aleatória, com médias de quatro repetições tanto para as bordas, quanto para o centro da área de plantio, de acordo com a idade da planta com e sem o trabalho da colheita mecanizada. O aspecto central do programa transformou em intervalos constantes de profundidade em resultados de resistência do solo, pela impossibilidade de realizar leituras a intervalos constantes de profundidade. A realização da colheita da cana-de-açúcar nas bordas e no centro do plantio em todos os talhões com ou sem uso da colheita mecanizada do plantio em diferentes períodos da safra canavieira obtiveram aumento gradual da resistência do solo, comprovando que houve compactação, pois as leituras não foram possíveis em camadas mais profundas. Portanto, a colheita mecanizada realizada com baixa umidade, provocou compactação do solo em todos os estádios de desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar em áreas de produtoras no município de Pureza-RN.
Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, 2020.
Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16106. Acesso em: 06 mar. 2021.