Serviço Social na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Leônidas Ferreira (UPA Zona Sul – Cidade Satelite) Natal/RN

AUTORIA: Carline Santos Munay; Juliana Priscila Oliveira de Carvalho; Denise Paula Carvalho da Cruz; Monica Marcelino Marques; Patrícia Cristiane Soares Câmara;

RESUMO: Introdução: O intuito desse trabalho é discorrer sobre os desafios enfrentada no tocante a ética e justiça social na profissão nos dias atuais, sabe-se que o Serviço Social assume compromisso ético com os usuários dos serviços sociais, bem como os assistentes sociais tem a responsabilidade de promover a justiça social em relação a toda sociedade e as pessoas com quem trabalham, como por exemplo reconhecer a diversidade, distribuir os recursos equitativamente, trabalhar numa perspectiva interdisciplinar e desafiar práticas e políticas injustas. Objetivo: Ratifica a ética profissional como componente fundamental do trabalho de assistentes sociais na saúde. Método: Através de pesquisas, levantamento bibliográfico como também relato de experiências vividas e adquiridas em campo de estágio na UPA Dr. Leônidas Ferreira – Natal/RN. Referencial teórico: Código de Ética de 1993, IAMAMOTO, 2007, BRAVO; MATOS, 2009, CFESS, 2010. CÂMARA, 2011. Resultado esperado: A sensibilização sobre a importância da ética profissional e a busca incansável pela justiça social. Conclusão: Considera-se que urge a necessidade de melhorias na qualidade e fortalecimento no fazer profissional, promovendo mudanças sociais, resolução de problemas nas relações humanas e fortalecendo a emancipação e bem-estar das pessoas, enriquecendo assim os princípios dos direitos humanos e da justiça social.

Revista de Ensino e Cultura, v. 1, n. 1, 2018.
Disponível em: http://www.uniceuna.com.br/instituto/arquivos/revista_ensino_cultura_2018_n1.pdf#page=106. Acesso em: 06 mar. 2021.